Programa completo do evento com palestras e oficinas especializadas em turismo regenerativo e sustentável
Esta palestra abordará como as mudanças climáticas estão afetando diretamente o turismo de natureza, ecoturismo e a visitação a áreas protegidas. Com base em dados científicos e experiências de gestão no Brasil e na França, serão debatidos os impactos já observados, os riscos para destinos tradicionais e a urgência de adaptação das políticas públicas, dos empreendimentos e das comunidades envolvidas no setor turístico, e a necessidade de explorar cadeias curtas locais e produtos da sociobiodiversidade.
Capacitar gestores de áreas protegidas, operadores turísticos e comunidades locais a integrarem critérios de adaptação climática no planejamento turístico.
Gestores ambientais, secretarias de turismo, conselhos gestores, ONGs.
Valorizar e integrar produtos locais (alimentos, artesanato, experiências culturais) às rotas e serviços turísticos como estratégia de desenvolvimento territorial e enfrentamento às mudanças climáticas.
Associações comunitárias, empreendimentos turísticos, cooperativas e lojas de produtos de origem.
Capacitar gestores e agentes turísticos para implementar estratégias de gestão climática nos destinos, promovendo conservação ambiental, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, inclusão de comunidades locais e práticas de turismo sustentável, através do programa Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima. Como transformar o turismo em protagonista do enfrentamento da emergência climática.
Operadores turísticos, startups verdes, empreendimentos turísticos, instituições públicas e privadas.
Esta palestra terá foco na criação de trilhas de longo curso e roteiros ecoturísticos sustentáveis. Serão abordadas experiências brasileiras e francesas no uso de mapas participativos, inventários comunitários, pactos de uso e indicadores sociais e ambientais.
Estratégias de valorização de produtos alimentares com identidade territorial, vinculados à agricultura familiar e à sociobiodiversidade. A atividade inclui a integração de saberes culinários e turísticos e a construção de roteiros temáticos voltados à autenticidade, sustentabilidade e experiência sensorial, buscando fortalecer cadeias curtas, ampliar mercados e gerar renda local de forma sustentável.
Operadores turísticos, startups verdes, instituições públicas e privadas.
Apresentar e debater práticas de hospitalidade aplicadas ao turismo sustentável. Capacitar profissionais da hotelaria a liderar a transformação do setor por meio de práticas de economia circular, uso de produtos da sociobiodiversidade e gestão responsável de recursos, promovendo uma hospitalidade que respeita o meio ambiente, integra comunidades locais e encanta hóspedes com autenticidade e propósito.
Associações comunitárias, gestores e técnicos das secretarias de turismo e meio ambiente municipais e estaduais, gerentes, proprietários e equipes de hotéis, pousadas e meios de hospedagem, profissionais de gastronomia e alimentação, agentes de turismo que atuam com serviços de hospedagem e experiências locais.
Capacitar os participantes para identificar, valorizar e construir narrativas identitárias que integrem elementos do território — como alimentos tradicionais, paisagens naturais e aspectos culturais locais — a fim de criar vivências turísticas autênticas, sustentáveis e conectadas com as comunidades. A oficina visa fortalecer o protagonismo local na promoção do turismo de base comunitária e na valorização dos saberes e modos de vida regionais, promovendo o desenvolvimento territorial integrado.
Gestores ambientais, secretarias de turismo, conselhos gestores, ONGs.
A oficina reunirá instituições brasileiras e francesas de ensino técnico e superior para a construção de propostas de formação conjunta, intercâmbio estudantil e duplas certificações em turismo sustentável. A atividade buscará desenhar uma rede integrada de formação técnica entre Brasil e França, com base em experiências como o ISTHIA, SENAC, IFs e universidades públicas.
A oficina irá reunir coordenadores, docentes e especialistas da educação técnica e superior para debater e elaborar diretrizes para inclusão sistemática da sustentabilidade nos projetos pedagógicos de cursos relacionados ao turismo. Serão discutidos marcos legais, experiências inovadoras e práticas pedagógicas com foco em mudança climática, justiça social, biodiversidade e valorização de territórios.
Com base nas tendências internacionais de educação experiencial, esta oficina explorará metodologias como aprendizagem baseada em projetos, trilhas interpretativas, vivências em comunidades e laboratórios territoriais. O objetivo é fortalecer a conexão entre formação técnica e realidades locais, promovendo protagonismo estudantil e atuação transformadora no turismo.
A oficina irá reunir professores, gestores de educação profissional e parceiros franceses para propor um plano formativo em francês com foco no setor turístico. A proposta envolve currículo integrado, materiais didáticos temáticos e vínculos com o setor produtivo e cultural.
Discussão e prototipagem de recursos tecnológicos (apps, trilhas digitais, badges) para formação continuada em francês com foco em turismo sustentável, hotelaria, gastronomia e ecoturismo.
Atividade prática com encenações de situações de atendimento ao turista francófono, integrando vocabulário técnico, hospitalidade, gestão de conflitos e valorização cultural. Voltada a estudantes e profissionais da recepção, alimentação e guias de turismo.